Canvas e o pensamento estratégico em odontologia

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O pensamento estratégico em odontologia e o planejamento de seu modelo de negócio devem ser feitos da maneira mais eficaz possível para garantir o melhor retorno. A ferramenta Business Model Canvas (ou somente Canvas) mostra, através de um mapa visual, a representação resumida dos principais elementos que constituem uma organização. É uma maneira de auxiliar na visualização do modelo de negócio de um consultório e em seu planejamento estratégico. Seja de uma clínica de grande porte ou um consultório individual; inicial ou já presente e atuante no mercado.

A ferramenta Canvas é um modelo inovador e dinâmico, de fácil elaboração e interpretação. O Canvas ajuda empreendedores a criarem soluções para resolver problemas existentes, permitindo traçar planos de ação de acordo com a realidade da empresa. Na prática, o Canvas é um mapa visual pré-formatado, no qual você inclui as informações do seu consultório e, assim, terá uma noção mais ampla dos quatro pilares essenciais e insubstituíveis de uma empresa: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

Nove blocos compõem o Canvas:
Proposta de valor: são descritas soluções para os problemas de seus clientes e os diferenciais de seu consultório. Baseia-se na questão: Por que o cliente irá escolher você e seu consultório?

Segmentos de clientes: descreve o perfil do público-alvo, as preferências, comportamentos, faixa etária, etc. Que segmento você quer atender em seu consultório?

Relacionamento com o consumidor: apresenta como você e seu consultório irão se relacionar com seus clientes, para estabelecer sua proposta de valor. Qual a percepção de seus clientes em relação a você e ao seu consultório?

Canais de distribuição: meios que estabelecem a comunicação com os clientes – mídias sociais, anúncios patrocinados, propaganda em veículos tradicionais, etc. De que forma seu cliente pode achar você e seu consultório?

Atividades chave: enumera as tarefas que serão executadas para construir a proposta de valor. Que ações você faz para fortalecer sua marca?

Recursos chave: descreve como serão executadas as principais atividades. Qual sua estratégia para você atingir seu planejamento?

Parcerias chave: descreve quais serão os principais fornecedores que ajudarão a empresa a oferecer sua proposta de valor. Quem são seus fornecedores/parceiros?
Fluxo de receita: apresenta o quanto os clientes estarão dispostos a pagar pela proposta de valor e quais serão as formas de pagamento. De que forma você pretende fechar suas vendas?

Estrutura de custos: descreve os custos de produção e manutenção da atividade. Gestão de custos em odontologia é poderoso! Quanto custa seu tempo e sua hora clínica?

Perceba que o Canvas é uma excelente ferramenta para a diferenciação do seu negócio no mercado. Tendo um pensamento estratégico em Odontologia e uma visão objetiva do todo, é possível entender seu potencial e planejar melhor como atingir o seu público-alvo e obter o retorno financeiro desejado. Cada vez mais a odontologia deve ser vista e pensada fora do “cubo intrabucal”. Além disso, nunca é tarde demais para rever seu modelo de negócio.

Fonte: Blog Dental Cremer. Disponível em: http://blog.dentalcremer.com.br/canvas-estrategico-em-odontologia/. Acesso em 06/07/2018.