Ibuprofeno e Paracetamol são mais eficazes do que opióides para aliviar dor de dente

Compartilhe:

Os opióides não estão entre as opções mais eficazes – ou de maior duração – disponíveis para o alívio da dor de dente aguda, segundo uma revisão sistemática de mais de 460 estudos publicados.

O ibuprofeno e outros anti-inflamatórios não-esteroides sozinhos, ou em combinação com paracetamol são melhores para aliviar a dor de dente, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos.

O estudo examinando o alívio da dor aguda na Odontologia – recentemente apresentado na capa do Journal of American Dental Association – avaliou a segurança e eficácia de dezenas de opções para o alívio da dor.

“O que sabemos é que a presença de opióides deve ser um último recurso”, disse Anita Aminoshariae, professora associada do Departamento de Endodontia da Faculdade de Odontologia e uma das autoras do estudo.

A cada dia, mais de 115 americanos morrem como resultado de uma overdose de opióides, de acordo com o National Institute of Health.

“Nenhum paciente deve ir para casa com dor”, disse Aminoshariae. “Isso significa que os opióides às vezes são a melhor opção, mas certamente não devem ser a primeira opção.”

Aminoshariae disse que o objetivo da revisão sistemática era resumir os dados – usando cinco estudos aprofundados – sobre a eficácia dos medicamentos para dor oral.
“Os melhores dados disponíveis sugerem que o uso de medicamentos não esteroides, com ou sem paracetamol, oferece o equilíbrio mais favorável entre benefícios e danos, otimizando a eficácia e minimizando os eventos adversos agudos”, disse ela.

Ela citou a epidemia nacional de opiáceos como uma das muitas razões pelas quais os profissionais de saúde devem tomar nota das descobertas.

A pesquisa descobriu que, para adultos, uma combinação de 400 ml de ibuprofeno e 1 grama de paracetamol foi superior a qualquer medicação contendo opióides estudados.
“Nosso objetivo foi criar um compêndio detalhando os benefícios e malefícios desses medicamentos como um recurso para os dentistas usarem em suas decisões clínicas”, acrescentou Aminoshariae.

O estudo também descobriu que opióides ou combinações de drogas que incluam opióides foram responsáveis pelos efeitos colaterais mais adversos – incluindo sonolência, insuficiência respiratória, náusea / vômito e constipação – em crianças e adultos.

Fonte: Dental Press. Disponível em:  https://www.dentalpress.com.br/portal/ibuprofeno-paracetamol-mais-eficazes-dor-de-dente/. Acesso em: 02/07/2018.