Manchas brancas nos dentes: saiba o que são e como tratar

Uma das queixas mais comuns no consultório odontológico é a respeito do surgimento de manchas brancas nos dentes, pois prejudicam bastante a estética do sorriso. Felizmente, dependendo da sua causa, elas podem ser tratadas e até mesmo evitadas.

Um dos motivos para o aparecimento das manchas é a desmineralização do esmalte, que nada mais é do que uma cárie em estágio inicial. As manchas surgem devido à ação dos ácidos produzidos pelas bactérias localizadas na flora bucal quando elas se alimentam dos açúcares que consumimos. Esse ácido roubam os minerais da superfície do esmalte deixando-o opaco e esbranquiçado.

Outro motivo que leva ao surgimento das manchas brancas se dá por conta de má formação do esmalte, conhecida como hipoplasia do esmalte, que pode ocorrer por fatores hereditários, deficiência de algumas vitaminas, doenças sistêmicas. Lesões de cárie não tratadas nos dentes de leite (causam má formação do esmalte do dente permanente) e traumatismos nos dentes de leite que impactam os germes dos dentes permanentes em formação dentro do osso. Caso a hipoplasia seja muito grave, as manchas podem vir juntas de sensibilidade dental e dor.

A ingestão excessiva de flúor também quando criança é outro fator que leva ao surgimento de manchas brancas nos dentes permanentes (fluorose dentária). Por esse motivo é importante utilizar uma quantidade pequena e adequada à idade de criança, sempre monitorando e deixar o creme dental fora do alcance de crianças pequenas.

Para ser realizado o tratamento, primeiro deve-se identificar o fator que está causando as manchas brancas, para que assim o cirurgião dentista saiba qual a melhor forma de resolver o problema.

Fonte: Portal do Sorriso. Disponível em: http://www.portaldosorriso.com.br/manchas-brancas-nos-dentes/. Acesso em: 07/06/2018.