Os 11 erros que podem levar clínicas odontológicas ao fracasso

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O dentista especialista em marketing Weder Carneiro elencou, a partir de uma análise e feedback de mais de 500 dentistas, os 11 erros mais frequentes para o fracasso das clínicas e consultórios odontológicos.

Carneiro, que já treinou mais de 1,3 mil dentistas em seus cursos, é idealizador e coordenador da Semana de Marketing Odontológico – evento on-line que atraiu 9 mil dentistas em sua primeira edição (Março de 2015) e 32 mil dentistas em sua segunda edição (Setembro de 2015).


Pareando as práticas clinicas, as pesquisas de campo e a experiência no ramo de marketing Odontológico, Carneiro desenvolveu a seguinte lista:
1- Reclamações
As reclamações sem justificativas ou feitas às pessoas que não estão diretamente envolvidas com a gestão e com os critérios de decisão do assunto são totalmente descartáveis. Reclamações sem fundamento não produzem melhorias para quem reclama e muito menos para quem ouve. Algo está te incomodando? Fale com o responsável e volte ao trabalho. Pessoas que reclama muito produzem pouco, não são focadas e, muitas vezes, fingem que estão resolvendo os problemas, mas, na prática, estão criando mais empecilhos e postergando decisões.

2- Vitimismo
Pessoas que se fazem de “coitadas”. Estas nunca fazem parte dos problemas, tudo que acontece na clínica é porque “o paciente fez isso...” ou “o dentista fez aquilo...” Pessoas vitimistas demandam muita atenção e paralisam o andamento de processos importantes dentro do dia-a-dia do consultório. Está com problema? Então resolva ou ajude a resolver. Essa é uma das atribuições que deve ser delegada à todos os funcionários.

3- Reconhecimento Extremo
A necessidade extrema de reconhecimento pelo menor esforço realizado atrapalha! É preciso entender que trabalhar bem é obrigação e que trabalhar de forma extraordinária; está sim, leva ao reconhecimento do seu chefe ou da empresa.

4- Fugir da Meta
Todo consultório tem sua meta, seus objetivos e sabe onde quer chegar (pelo menos deveria saber). O funcionário ou membro de qualquer equipe tem que ter essa meta sempre em mente ou em atitude. Toda ação, atitude, tarefa ou qualquer coisa que não esteja ligada à meta, desfoca dos objetivos principais e atrasa a evolução de todos dentro do consultório.

5- Falta de Senso de Urgência
É inacreditável a diferença que faz em qualquer consultório ou clínica uma pessoa que tem senso de urgência e faz logo o que tem que ser feito e outra que enrola na execução das tarefas, ou precisa escutar a mesma ordem diversas vezes para depois começar a agir. De todos os itens falados até agora, este está 100% presente no abismo entre o sucesso e o fracasso.

6- Falta de Profissionalismo
Se você tem uma tarefa, deveria direcionar suas energias em realizar esta tarefa e não em “fazer amiguinhos” ou ter pessoas para contar que “seguram suas falhas” ou “escondem fatos”. Confundir vida profissional com vida pessoal é um erro básico. Trabalho não é lugar de passar o tempo, de ficar fazendo piadinhas com os colegas, ficar usando canais de comunicação da empresa para resolver problemas pessoais e qualquer coisa que desfoque a produtividade.

7- Falta de Bom-senso da Equipe
Se você acha que fazer sua parte é a sua única responsabilidade, você está errado! O cliente terá a percepção de que o atendimento foi bom pelo resultado final, e não por um passo de um membro da equipe. Por exemplo: se o serviço de um paciente atrasou, não culpe o protético somente porque você enviou o serviço no dia agendado, ou porque o dentista não moldou corretamente. Quando um serviço não é feito corretamente todo mundo tem responsabilidade. Por mais que uma pessoa possa ter sido fundamental no erro, o dever da equipe é manter o equilíbrio do serviço como um todo e depois criar métodos para evitar aquela falha pontual, mesmo que a correção chegue ao extremo causando a demissão da pessoa que falhou.

8- Necessidade de “Amor” a Qualquer Custo
Em consultório é normal que suas ideias e ações recebam “sim” e “não”. Receber um “não” deve ser encarado como um processo de crescimento. É errado pensar que críticas precisam ser supridas com “mimos” e também é falho pensar que se seu chefe disse “não” a uma ideia, quer dizer que ele não goste de você. Veja bem: já falamos em reconhecimento e de sua importância em casos em que o funcionário mereça por fazer algo realmente extraordinário. O que estamos reforçando aqui é a carência e a incapacidade de lidar com críticas.

9- Falta de Entendimento do que é 100%
As pessoas estão confusas e não podem continuar assim! Se você pede para um funcionário fazer uma tarefa simples, como fazer um orçamento, o funcionário entra na internet e pesquisa três lugares, manda um ou outro e-mail e espera a resposta. Depois de três dias o chefe pergunta para o funcionário e ele fala com ar de superioridade: “ah eu mandei e-mail para a empresa mas eles não responderam”. Olha, veja bem; se o chefe pediu para orçar um produto ele quer saber todas as informações possíveis: qual é o preço, formas de pagamento e desconto, prazo de entrega, diferenças entre marcas e modelos, assistência técnica e também a opinião de outros dentistas que já compraram o mesmo produto. Aí sim a decisão será melhor e mais produtiva. Para olhar na internet e anotar o preço da primeira dental que ver na frente não é preciso contratar funcionários. Qualquer um faz!!! Assim, achar que o “mais ou menos” é o 100% é algo completamente errado.

10- Não Querer ir Além
Estabilidade não existe! Nenhuma empresa ou profissional pode ficar estático. Ou você está crescendo profissionalmente ou está decrescendo. Se uma pessoa está com aquela sensação de que está “tudo bem” e que não há o que ser melhorado, saiba que ela está decrescendo profissionalmente.

11- Desistir Diante da Adversidade
A frase “só erra quem faz” é uma das maiores verdades em qualquer seguimento. Não há endodontista que nunca tenha tido um resultado falho em um procedimento. Não implantodontista que não tenha tido insucesso cirúrgico e não há quem nunca tenha falhado diante dos desafios da administração de consultórios, pessoas e clientes. Portanto, assim é a regra: Errou? Corrija e siga em frente! Analise causas e direcione sua energia para fazer melhor. Essa é uma regra de ouro de todos os empreendedores de sucesso.

fonte: Dental Press. Disponível em: https://www.dentalpress.com.br/portal/11-erros-podem-levar-clinica-fracasso/. Acesso em 13/06/2018.