A primeira cirurgiã dentista – homenagem ao dia da mulher
No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, portanto, vamos homenagear nesta data todas as profissionais que, de alguma forma, possuem alguma ligação com o setor odontológico. No Brasil, até o fim da década de 70 a odontologia era uma profissão majoritariamente masculina o que, aos poucos, foi se transformando, até que em meados da década de 80 foi possível observar, dentro das universidades, que mais mulheres se graduavam do que homens. A grande virada aconteceu na década de 90, quando a maioria feminina atingiu toda a categoria profissional.
O século XIX foi um período bem difícil para as mulheres conquistarem seu espaço profissional e, é por isso, que a história de Lucy Beaman Hobbs Taylor se tornou uma grande inspiração no ramo da odontologia. Lucy, antes de se tornar a primeira cirurgiã dentista, teve diversas recusas para ingressar na faculdade de medicina pelo fato de ser mulher. Ela não desistia do seu sonho, queria trabalhar melhorando a saúde das pessoas. Depois de tentar o curso de medicina por diversas vezes, em 1861 tentou novamente entrar na faculdade, mas agora no curso de odontologia. Porém, mais uma vez teve seu acesso negado pelo mesmo motivo.
Ela não se intimidou, persistiu com seu sonho. E foi então em 1863 que conseguiu entrar no College of Dental Surgery. Lucy Beaman, foi a primeira mulher a se formar em odontologia, recebendo também a graduação de cirurgiã dentista. A identificação com a história da Drª Lucy, se reflete também nos dias de hoje. Em que milhões de mulheres ainda sofrem com misoginização.
Mulheres na odontologia brasileira
Esse desejo, de muitas mulheres, em trabalhar com a saúde das pessoas também é refletido na odontologia brasileira.
Há algum tempo a profissão era majoritariamente masculina, o que não representa mais a realidade do setor em nosso país. Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2020, dos 484.450 profissionais inscritos 69,6% são mulheres (337.336) e 30,4% são homens (147.114). Dentre todos os inscrito no CFO, há somente um predomínio de homens nas faixas de idade a partir de 61 anos. Mas, de 60 anos para baixo, predominam as mulheres e de forma crescente.
Esses dados mostram que a cada década aumenta a proporção de mulheres inscritas no CFO. O Brasil já é o país que tem mais profissionais da saúde bucal, e não é à toa que a odontologia brasileira é a melhor do mundo. Diversas pesquisas avançadas da odontologia se concentram no Brasil.
Nós da DENTFLEX acreditamos que a chave do sucesso da odontologia brasileira é você, mulher, que aperfeiçoou os métodos, inovou no mercado odontológico e gerou milhares de oportunidades.
Nesse dia muito especial desejamos que você, mulher, que continue fazendo desse mundo, um mundo um pouco mais feliz, com muitos sorrisos.
Não deixe de compartilhar esse artigo com todas as mulheres da odontologia que você conhece.
Feliz Dia da Mulher – e que você conquiste seus sonhos!
Fonte: Dental Office. Disponível em: https://www.dentaloffice.com.br/mulheres-na-odontologia/. Acesso em: 05/03/2021.