Como aproveitar ao máximo a vida útil das suas peças de mão?

Compartilhe:

As peças de mão DENTFLEX trazem muitas vantagens para a vida do dentista. Dentre elas estão: a resistência e a longa durabilidade; cuidados que são pensados no momento da fabricação. Afinal, detalhes como; precisão na escolha dos componentes internos e montagem são vistos com extrema prioridade. Porém, mesmo que haja uma esterilização e uma lubrificação frequente, os equipamentos se desgastam. É comum, claro, por causa do uso constante.

Além de permitirem a esterilização em autoclave a 135ºC, a lubrificação das peças de mão DENTFLEX é a garantia para o perfeito funcionamento dos componentes internos, por formar uma camada protetora a base de óleo, o que reduz o atrito entre as peças durante o uso.

É importante lubrificar as peças de mão DENTFLEX antes de cada procedimento de esterilização, fazendo uso do óleo lubrificante recomendado pela DENTFLEX: o FLEXLUB.

Para manter a durabilidade dos instrumentos, também é preciso:

  • Evitar a esterilização na estufa mesmo com lubrificação anterior, pois a temperatura pode ressecar e danificar os componentes internos;
  • Não imergir os instrumentos em um copo com óleo;
  • Não submergir o instrumento em banho de desinfecção e não utilizar cuba ultrassônica.

É importante se conscientizar de que limpar, desinfetar e esterilizar não possuem os mesmos objetivos, e de que o álcool etílico a 70% não elimina todos os microrganismos que podem contaminar o paciente. A parte interna dos instrumentos sofre um desgaste natural, mas, se as ações preventivas forem constantes, a vida útil deles será maior. Outro cuidado importante, e muitas vezes desconhecido pelos dentistas, é a necessidade de lubrificação do sistema de fixação da broca, que deve ser feito no mesmo orifício onde a broca é inserida.

A importância da lubrificação e da esterilização das peças de mão DENTFLEX não se trata apenas de uma maneira de deixá-las impecáveis, como também gera confiança entre dentista e paciente. A limpeza incorreta dos instrumentos – e até a ausência dela – pode comprometer a carreira do profissional em odontologia por causa dos riscos de transmissão de doenças durante o tratamento bucal.

Fonte: Assessoria de Imprensa DENTFLEX.
Imagem: Divulgação DENTFLEX.