Dentista, você atrasou? Saiba como posicionar os pacientes que estão esperando

Compartilhe:

Não há como negar que os clientes se sentem desconfortáveis em situações de atraso, mesmo que na grande maioria das vezes o atraso dos profissionais aconteça por dificuldades e situações inesperadas nos tratamentos. Porém, quando são informados sobre o tempo de espera, sentem-se mais tranquilos e dispostos a compreender a situação.

Nesses casos, o próprio profissional ou os auxiliares devem avisar o recepcionista sobre o atraso e a previsão de tempo para o próximo atendimento. As situações de atraso são gerenciadas pelos recepcionistas. Quando um atraso ocorrer, recomendo a conduta descrita a seguir:

- Situação 1: o recepcionista foi informado pelo profissional e/ou auxiliar que o tempo de espera ultrapassará 15 minutos.

Solução: nesses casos, o recepcionista deve comunicar ao paciente uma previsão de espera. Sempre aumente a previsão para que não haja problemas de promessas falsas.

- Situação 2: o recepcionista não foi informado pelo profissional e/ou auxiliar e o tempo de espera ultrapassou dez minutos.

Solução: após dez minutos de atraso, o recepcionista deve dizer ao cliente que vai verificar o que está ocorrendo e entrar no consultório para pedir uma previsão de atendimento. Assim, a devolutiva deve ocorrer ao cliente comunicando que o procedimento demorou mais tempo que o planejado e, segundo o profissional, o atendimento acontecerá em aproximadamente X minutos.

Comunicação integrada é o melhor caminho

Os colaboradores nunca devem comentar sobre atrasos na frente de clientes que estão em atendimento. Assim, quando necessário, a comunicação sobre esse assunto deverá ser discreta. Por exemplo, o colaborador pode perguntar sobre o tempo indicando a região de relógio de pulso em seu braço e, para que o atendimento não seja interrompido, a equipe pode utilizar códigos de comunicação. Por exemplo: cada dedo pode representar cinco minutos de atraso, assim, se o profissional ou assistente levantar dois dedos, representará um tempo de dez minutos.

Por meio dessa conduta, você e sua equipe poderão proporcionar atendimentos mais assertivos, minimizando situações desconfortáveis para com os clientes que estão aguardando sua vez de serem atendidos.

Marinho Pinheiro Teixeira: Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132532. Acesso em 14/11/2019.