Dicas do John Hopkins Hospital sobre a Covid-19 que podem ser aplicadas no seu consultório odontológico
Vejamos algumas informações e dicas adotadas pelo John Hopkins Hospital para entender do que se trata e combater de forma eficiente o coronavírus:
- O Virus não é um organismo vivo, mas sim uma molécula de proteína (o DNA) coberta por uma camada protetora de lipídio (gordura), que, quando absorvida pelas células da mucosa (bucal, nasal ou ocular), altera o código genético dessas células e as converte em agressoras e fábricas de mais DNA viral.
- Já que o vírus não é um organismo vivo, mas uma simples molécula de proteína, ele não pode ser morto, apenas ser decomposto.
O tempo de desintegração depende da temperatura, umidade e tipo do material onde o vírus está.
- O vírus é muito frágil; a única coisa que o protege é uma muito fina camada externa de gordura. É por isso que qualquer sabão ou detergente é o melhor remédio, já que a espuma do sabão absorve a gordura (É por isso que você precisa esfregar tanto as mãos, por pelo menos 20 segundos, para fazer bastante espuma). Ao dissolver a camada de gordura, a molécula de proteína se dispersa e fratura por si só.
- Calor derrete a gordura; por isso é tão bom usar água morna para lavar as mãos, roupas e tudo mais, além disso, a água quente produz mais espuma sendo assim mais eficaz.
- Álcool ou qualquer mistura que tenha mais de 65% de álcool dissolve qualquer gordura, especialmente a capa externa de lipídio do vírus.
- Qualquer mistura com 1 parte de água sanitária e 5 partes de água dissolve diretamente a proteína, quebrando a molécula.
- Água oxigenada também ajuda, mas é melhor o sabão, álcool ou cloro, porque o peróxido destrói molécula de proteína, mas, você precisa usar ele puro e assim ele ataca a pele.
- Nenhum bactericida serve. O vírus não é um organismo vivo como as bactérias. Você não pode matar o que não tem vida com antibiótico, apenas desintegrar sua estrutura com os métodos citados.
- Nunca sacuda pano usado ou novo, lençóis ou roupa. Quando ligado a uma superfície porosa o vírus é muito inerte e desintegra apenas depois de 3 (tecidos e materiais porosos) ou 4 horas (cobre e madeira), 24 horas (papel e papelão), 42 horas (outros metais) e 72 horas (plástico). Então se você bater o pó ou usar um espanador, as moléculas do vírus permanecerão no ar por 3 horas e podem se alojar no seu nariz.
- As moléculas do vírus permanecem muito estáveis em ar frio seja natural ou artificial como ar condicionado de carros e casas. A umidade ajuda a estabilidade do vírus assim como e especialmente a escuridão. Dessa forma, ambientes secos, quentes, secos e luminosos irão fazer o vírus degradar mais rápido.
- Luz ultravioleta sobre qualquer objeto contaminado quebra a proteína do vírus. Por exemplo, é perfeito para desinfetar e reusar uma máscara. Tenha cuidado pois ultravioleta danifica o colágeno (que é uma proteína) da pele induzindo rugas e eventualmente câncer de pele.
- O vírus não consegue passar pela pele saudável.
- Vinagre não é útil pois ele não quebra a película protetora de gordura.
- Nenhum destilado serve. Os destilados têm 40 % de álcool e você precisa de no mínimo uma concentração de 65 %.
- Quanto mais confinado for o espaço, maior será a concentração do vírus. Quanto mais aberto e com ventilação natural menor será.
- Isto já foi dito até a exaustão, mas você deve lavar suas mãos antes e depois de tocar suas mucosas, comida, chaves, maçanetas, interruptores, controle remoto, celular, relógios, computadores etc. E, também, quando usar o banheiro.
- Você precisa hidratar mãos secas tanto quanto lavá-las pois o vírus pode se alojar nas pequenas fissuras da pele. Quanto mais viscoso o hidratante, melhor.
- Também mantenha suas unhas cortadas para diminuir área de alojamento do vírus.
Fonte: ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios. Disponível em: https://abimo.org.br/noticias/19-dicas-do-john-hopkins-hospital-sobre-a-covid-19/. Acesso em: 17/06/2020.