Marketing de Conteúdo: 5 dicas para clínicas odontológicas
Os meses passam, você aposta em ações variadas e nada dos resultados aparecerem da forma desejada? Se a situação exposta acima também soa familiar em seu consultório odontológico, parece que chegou a hora de iniciar uma grande mudança em suas ações apostando no marketing de conteúdo.
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma maneira de se engajar com seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo que se possa criar uma percepção positiva da sua clínica odontológica e, assim, gerar um maior volume de agendamentos, atendimentos e consultas.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que realmente não falha. Isto porque ele anda lado a lado com o Inbound Marketing, que tem como base a atração de clientes e leads por meio de conteúdo exclusivo e de qualidade.
Por quê adotá-lo?
Um consultório odontológico pode aproveitar de estratégias de marketing de conteúdo no sentido de disseminar artigos, publicar estudos e pesquisas, desenvolver e-books, dar dicas de saúde bucal para seus pacientes e assim por diante. É também graças ao marketing de conteúdo que o consultório odontológico passará muito mais autoridade, se tornando uma verdadeira referência em seu meio de atuação, além de ganhar espaço em termos de visibilidade e de credibilidade.
Os 5 passos para você colocar em prática
Pensando em tantos benefícios, confira a seguir 5 dicas que lhe auxiliarão na aplicação de marketing de conteúdo em seu consultório odontológico.
1. Definição de público-alvo
A implementação da estratégia e sua eficácia dependerá principalmente do seu conhecimento acerca do seu público-alvo. Conhecê-lo é fundamental para saber como direcionar o conteúdo, afinal, não falamos da mesma forma com um idoso e com um jovem estudante, certo? Sendo assim, antes mesmo de começar, responda às seguintes questões:
- Que público pretendo atingir com o conteúdo publicado?
- Qual será a abordagem?
- Quais são as necessidades/receios/desejos/dúvidas dos meus pacientes?
2. Aposte em um “benchmark”
Outra dica importantíssima na hora de apostar em marketing de conteúdo é saber o que os seus concorrentes estão fazendo, mas sem, jamais, copiá-los. Para tanto, fique de olho, veja o conteúdo geralmente explorado por eles e se sobressaia!
3. Faça o planejamento das publicações
Nada de publicar sem antes efetuar um planejamento, já que isso pode fazer com que você acabe publicando de mais, ou de menos. Para evitar que isso ocorra, desenvolva um calendário de publicações e siga-o. O número de publicações ideal varia bastante em cada mídia. No Facebook do consultório, por exemplo, você pode publicar uma vez por dia. Já no blog, 3 posts por semana são o suficiente para não sobrecarregar o público de informações.
4. Aposte em otimização de conteúdo
Otimize as publicações de modo que elas venham a surtir resultados verdadeiramente atrativos na conversão de pacientes. Entre as estratégias que aumentam a otimização no Google e em demais buscadores destacamos:
- Apostar em frases e parágrafos curtos;
- Aposte em palavras-chave que tenham relação com o seu negócio e público-alvo;
- Prefira os títulos curtos e chamativos.
5. Monitoramento de resultados
Por fim, mas não menos importante, monitore os seus resultados; já que isso fará com que você saiba quais estratégias estão surtindo efeito e quais não estão. O monitoramento fará ainda com que você saiba se o material publicado tem sido capaz de atrair pacientes para o seu consultório (seja no sentido de conhecerem ou de marcarem consultas).
Fonte: LaudOnLine. Disponível em: http://laudonline.com/blog/5-dicas-de-marketing-de-conteudo-para-clinicas/. Acesso em: 04/01/2021.