4 incríveis tendências tecnológicas na odontologia

Compartilhe:

Você já pensou em se atualizar a respeito das tendências tecnológicas na odontologia? Se sim, separamos 4 incríveis tendências tecnológicas que você precisa ficar de olho. Então, vamos lá!

1º Telessaúde na odontologia

Você já ouviu falar em telemedicina?

Isso é a prestação de serviços de saúde, informação clínica e educação à distância por meio das tecnologias da telecomunicação; contudo, há um termo mais amplo que pode se enquadrar na sua especialidade, a Telessaúde.

Este termo abrange todas as áreas relacionadas com a saúde, como por exemplo enfermagem, medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Então, agora que você já sabe a diferença de Telemedicina e de Telessaúde precisamos entender a finalidade de ambos:

OBS: antes disso, precisamos destacar que os procedimentos já foram regulamentados, mas muitas entidades da Saúde ainda não concordam com alguns requisitos.

- Consulta pela Internet

Sim, isso é possível na Telessaúde. Para fazer isso é bem simples, você se conecta com o paciente via celular ou computador com câmera e microfone. Contudo, este dispositivo permite que você complemente a investigação da análise do diagnóstico; por isso não é recomendado que seja o primeiro contato com o paciente, a não ser em condições extremas.

- Bate-papo entre dentistas especializados

Já existem diversas plataformas online de telessaúde que integram especialistas para discutir os casos clínicos odontológicos. Além disso, você pode receber laudos autenticados por esses especialistas.

A telessaúde é uma novidade que pode ser muito relevante para o seu consultório (ou clínica) odontológica daqui há alguns anos. A nossa recomendação é já ir poupando capital para futuramente investir e testar essa novidade.

2º Impressão 3D na odontologia

A impressora 3D é uma inovação tecnológica na odontologia que veio pra ficar. Diferentemente da Telessaúde, a impressão 3D possui um grande apoio das principais entidades de odontologia para popularizar no mercado. Além disso, as impressoras tridimensionais na odontologia podem ser utilizadas para criar modelos odontológicos, cirúrgicos para o planejamento pré-operatório e outras aplicações que devem aumentar cada vez mais nos próximos anos. Essa tecnologia está fora da realidade de consultórios e clínicas de pequeno porte; após a sua popularização os investimentos tendem a crescer e portanto os custos também.

3º Atração de pacientes por Inbound Marketing na Internet

O marketing na odontologia desperta inúmeros receios na maioria dos dentistas, pois existem restrições do conselho ético do CFO (Conselho Federal de Odontologia) para algumas comunicações. Contudo, com o Inbound Marketing você não corre risco de cair em infrações éticas.

Mas, afinal, o que é INBOUND MARKETING?

São conteúdos de atração. Essa é a palavra chave para você entender Inbound marketing: ATRAÇÃO.

Funciona como se fosse um ímã. Inbound Marketing também pode ser considerado como um conteúdo que satisfaça às dúvidas do seu público-alvo, isso porque em algum momento esse público irá procurar algo relacionado aos seus serviços.

Os potenciais pacientes do seu consultório (ou clínica) que precisam e querem melhorar a saúde bucal vão aos buscadores na Internet (Google, Bing, Yahoo e o não tão conhecido DuckDuck Go). Por isso, é muito importante entender como funcionam essas plataformas de buscas para você também colocar sua clínica ou consultório no topo da lista de conteúdos relevantes para os seus possíveis pacientes.

4º Software de gerenciamento odontológico

Você deve estar se perguntando “software administrativo é mesmo uma novidade tecnológica na odontologia’’?

A resposta para esta pergunta é simples: não é mais. Hoje em dia o software está presente na maioria dos consultórios e clínicas que são organizadas. Contudo, muitos deles ficaram no passado, sem integrações, havendo atualizações anuais, apenas com agendas e marcações de consultas básicas.

Mas, ainda há exceções no mercado de software odontológicos que não ficaram desatualizados, havendo sempre atualizações, como em:
- prontuários digitais,
- marcações da agenda,
- controle financeiro,
- gestão de estoque,
- contas a pagar e receber.

Além disso, novidades como:
- maquinas integradas ao software,
- integração com emissão de boletos,
- busca de medicamentos,
- consulta de CPF.

Todas essas funcionalidades podem ser encontradas em vários softwares de gestão disponíveis no mercado.

Continue acompanhando as notícias do nosso blog e fique sempre atualizado a respeito das informações e novidades do mundo da odontologia.

Agradecemos a leitura!

Fonte: Dental Office. Disponível em:  https://www.dentaloffice.com.br/tendencias-tecnologicas/. Acesso em: 30/06/2021.