Como ampliar sua equipe e selecionar os colaboradores ideais para trabalhar em um consultório odontológico
Em meus artigos para essa coluna, sempre tenho falado sobre a importância dos processos bem definidos dentro da clínica ou do consultório, e como esses processos impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado. O recrutamento e a seleção são questões que precisam ser encaradas com muita dedicação, afinal, são os colaboradores que vão executar esses processos e ajudá-lo a alcançar os objetivos do negócio.
Antes de iniciar o recrutamento, é essencial descrever cada cargo com suas características principais, relacionar as tarefas e, assim, definir um perfil de contratação com atributos pessoais adequados às características e responsabilidades do cargo em questão.
E agora, qual a melhor forma de recrutar esses candidatos?
- Associações de classe (mural de empregos);
- Empresas especializadas em recrutamento;
- Anúncios em classificados de emprego;
- Indicação de colegas e colaboradores;
- Sites de empregos;
- Comércio local.
Se o candidato for bem, continue a entrevista e faça um breve histórico sobre a empresa, comunicando seus valores e objetivos. Apresente o cargo e as tarefas para o candidato e teste a compreensão de suas responsabilidades.
Para tornar as entrevistas mais eficientes, a seguinte lógica deve ser respeitada: na primeira parte da entrevista, devemos conhecer o candidato, conversando sobre suas experiências anteriores, seus anseios e suas competências, observando sempre a postura, facilidade para se comunicar, timidez, aparência, asseio, pontualidade, bom português etc.
Na última etapa da entrevista fala-se sobre valores, perguntando ao candidato quais são seus anseios financeiros ou, se preferir, pergunte se ele sabe qual o seu valor no mercado de trabalho. E assim você será capaz de negociar o salário que a empresa está preparada para recompensar o novo colaborador.
Assim que o candidato for aprovado, deverá passar por um período de imersão antes de ser efetivado no cargo. Assim, será possível ter a oportunidade de iniciar o seu desenvolvimento de forma correta e prevenir falhas futuras.
Não se esqueça: contratar é apenas o início de um longo trabalho para quem deseja construir uma equipe incrível e capaz de surpreender seus pacientes.
Marinho Pinheiro Teixeira: Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.
Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132797. Acesso em: 09/12/2019.