O que fazer se seu consultório fica vazio no verão?

Compartilhe:

Os meses de verão podem ser uma época complicada para empresários e profissionais autônomos. Grande parte das pessoas viaja, enquanto outras seguram os gastos ao máximo. Esses cortes se dão muito por causa dos gastos de final e início de ano: presentes de Natal, IPTU, IPVA, materiais escolares, viagens etc.

Em meio a isso, muitos consultórios e clínicas odontológicas podem perder parte do movimento, diminuindo as consultas e o faturamento. Isso é algo recorrente e é preciso se preparar para essa situação da melhor forma possível.

Confira nossas dicas para que o verão não se torne um pesadelo para o seu negócio na odontologia e você possa tirar o melhor desse período em que as coisas estão mais tranquilas.

- Se planeje financeiramente para o período

Ter uma reserva de emergência é a regra de ouro para ter tranquilidade quando as coisas andam mais devagar. Você deve ter uma reserva para suas contas pessoais e uma para cobrir os gastos do consultório quando há menos faturamento.

Tenha ao menos três meses dos custos fixos investidos em um lugar seguro. Assim você garante que irá conseguir pagar fornecedores, funcionários, contas de luz e água, impostos, softwares etc.

Esse investimento seguro para guardar sua reserva de emergência pode ser o Tesouro Direto Selic, que você pode resgatar quando quiser e é o mais seguro. Outra opção são as contas digitais que rendem 100% do CDI e permitem resgate imediato, como Nuconta ou Picpay.

- Use as melhores estratégias de marketing

A sua reserva é para o caso de realmente aparecerem muito menos pacientes no verão do que o normal. Porém, essa é uma situação que você pode reverter, ou ao menos amenizar, com estratégias de marketing que tragam os pacientes para o consultório.

O marketing por SMS, por exemplo, faz as pessoas lembrarem do seu consultório em momentos oportunos. Não deixe de criar suas campanhas no verão, seja para apresentar as vantagens dos tratamentos, disseminar informação sobre saúde bucal ou falar sobre as novidades no seu consultório. As campanhas de Feliz Natal e Feliz Ano Novo também não podem faltar.

- Aproveite o tempo que ganhou

Se mesmo assim o número de atendimentos diminuir em janeiro e fevereiro, você ainda pode tirar o melhor dessa situação. Aproveite o momento para fazer cursos, aprender coisas novas, dedicar tempo ao seu planejamento para o próximo ano e até contratar uma consultoria.

Aproveite também para encontrar um hobby que você goste, afinal ter uma atividade fora do consultório pode melhorar seu bem-estar, sua concentração e os seus relacionamentos. Cuidar de você é o primeiro passo para poder cuidar melhor de seus pacientes.

Fonte: Dentista Organizado. Disponível em: https://www.dentistaorganizado.com.br/noticia.html?id=289&O-que-fazer-se-seu-consultorio-fica-vazio-no-verao.htm. Acesso em: 01/12/2020.