Os benefícios do uso do sistema oscilatório na endodontia

Compartilhe:

O conhecimento preciso da morfologia do sistema de canais radiculares é um pré-requisito fundamental para se obter, além do preparo biomecânico adequado, a completa remoção do tecido pulpar, dos microrganismos e da dentina infectada (SIQUEIRA-JÚNIOR, 2005).

Ao longo dos anos foram sendo desenvolvidos vários dispositivos automatizados para o preparo dos canais radiculares, objetivando melhorar a limpeza e modelagem, assim reduzir o tempo de trabalho e a fadiga, tanto do operador quanto do paciente (SHORT et al., 1997).

Um dos primeiros sistemas desenvolvidos foi o oscilatório ou também denominado, alternado, que proporcionam aos instrumentos, variação de amplitude horária e anti-horária de 60° a 90°, e são os que mais se aproximam dos movimentos que são executados manualmente. São contra ângulos com redutores de velocidade, que podem ser acoplados ao micromotor do equipo odontológico ou então a um motor elétrico.

Os contra ângulos usados atualmente são versões melhoradas de equipamentos das décadas de 60 e 70, que tem como vantagens: não necessitar de limas especiais, podendo ser utilizados com limas manuais tanto em aço inoxidável, quanto em níquel-titânio (NiTi).

As limas manuais de NiTi com características de super flexibilidade e do efeito memória de forma, parecem muito adequadas para serem utilizadas nestas peças automatizadas, entretanto, qualquer instrumento de aço-inoxidável concebido para canais curvos também pode ser utilizado, como as limas Flexofile, onde é essencial a pré-curvatura e manutenção desta durante o preparo de acordo com a direção da curvatura do canal radicular. Apresentam neste caso ainda como atrativo, o custo operacional, bem inferior às limas de NiTi (WA-G NER et al., 2006).

Os contra ângulos oscilatórios para endodontia da DENTFLEX foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e de trabalho do endodontista, e seus principais atrativos consistem em diminuir o tempo clínico despendido; permitir uma maior ampliação dos canais e proporcionar um canal cirúrgico mais centralizado.

Fonte: Mercado Odontológico. Disponível em: http://mercadoodontologico.com.br/artigos/imagens_artigos/canais_radiculares.pdf. Acesso em: 18/02/2021.