Tendências e modismos que influenciam a Odontologia

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A única certeza que temos é a da mudança e, mesmo assim, muitas vezes agimos com surpresa quando essas mudanças batem à nossa porta e exigem novas atitudes para que possamos manter nossos negócios competitivos.

Um dos motivos de maior desgaste é a necessidade de estar sempre mudando, quando seria bem mais fácil antecipar-se às mudanças. Porém, para que essa antecipação possa acontecer, é preciso muita atenção ao ambiente externo ao do seu negócio, ou seja, é preciso estar atento às transformações que ocorrem externamente: alterações na população (demografia), o dinheiro das pessoas, se elas têm mais ou menos dívidas (economia), no seu público-alvo, suas mudanças de comportamento etc.

Hoje mesmo várias mudanças estão ocorrendo, tais como: o aumento da longevidade da população brasileira, o novo papel da mulher na economia, a força da geração Y nas compras e seu modelo de comportamento, a classe C e seu modo de consumir, a classe B, que responde pela maior parte do produto interno bruto (PIB) nacional. Vamos analisar por partes, e é importante que você considere isso como uma lição de casa para todos os dias, sendo assim, reserve um espaço em sua agenda para buscar informações.

Mais do que apenas saber o que está acontecendo no ambiente externo, o que vai determinar seu êxito é a forma como você vai se posicionar diante desses dados. Lembrando que dado é a informação não tratada, e informação é exatamente os dados tratados, considerando-se um contexto e estudando as perspectivas. Informações têm significado, pois a partir delas podem ser tomadas decisões mais assertivas para o negócio.

Escrevendo sobre esse assunto, me lembrei de um cliente que atendi em consultoria, um odontopediatra com gigantesca capacidade técnica e que atendia no bairro em que nasceu desde que se formou na faculdade. Sua queixa principal era a queda de atendimentos e consequentemente o tempo ocioso em sua agenda. Após um estudo demográfico daquela região, identificamos que seu target (público-alvo) havia envelhecido e por esse motivo, naturalmente, a procura diminuiu. Trabalhamos no aumento da equipe, tornando o atendimento multidisciplinar e assim conseguimos retomar a competitividade do negócio.

É importante ter foco, mas não foque demais a ponto de não enxergar o que está acontecendo bem próximo de você. Nunca olhe para uma informação como ameaça (por mais que ela realmente seja) e procure sempre pensar em como o seu negócio pode atender essa nova necessidade.

O mundo muda muito rápido. Ficar parado definitivamente não é uma boa ideia.

Cláudio Gór Gonçalves: Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.

Fonte: Implant News Prótese News. Disponível em: http://www.inpn.com.br/Materia/OdontologiaNegocios/132492. Acesso em 08/11/2019.